1 de ago. de 2007

Polenta mia


A polenta na Itália esteve presente por séculos nas mesas dos camponeses do norte que até ganharam o apelido pejorativo de polentones (uma vez que a polenta era refeição econômica e farta para qualquer um).

Preconceitos à parte, a polenta é uma delícia e continua na mesa dos italianos e seus descentes. Essa receita tem a base da polenta que minha mãe fazia desde que eu me conheço por gente, mas a dela era acompanhada pelo franguinho caipira. Na minha versão, seguindo a linha econômica, ragú de músculo, uma carne realmente barata e saborosa.

Polenta com ragú de músculo

Prepare o caldo:
Na panela de pressão refogar dois dentes de alho (amassados com o dorso da faca) em 2 colheres de óleo e dourar a carne (1/2 kilo de músculo)
Sal, pimenta do reino e pimenta rosa (uns 5 grãozinhos amassados também)
Adicionar 2 lts de água fervendo e fechar a panela, quando começar a apitar contar 50 minutos.

Para a polenta:
Separar o caldo da carne e coar numa peneira bem fina, levar 1,5 lts para ferver e adicionar 1,5 xícara de fubá peneirado.

Existem 2 maneiras da polenta não encarossar:
1 – dissolver o fubá em un pouco do caldo quente e ir pondo essa mistura aos poucos com o fogo baixo (minha mãe fazia assim).
2 – ir pondo o fubá aos poucos com o fogo baixo e mexer rápido com um batedor de arame (fouet) depois que estiver 100% dissolvido continuar mexendo com a colher de pau.

O melhor jeito de saber se a polenta está pronta é provando a mistura e vendo se não está com gosto de cru, isso vai ser uns 40 minutos depois, em fogo médio ou baixo.
Desligar o fogo, agregar 30gr de manteiga e 30gr de queijo parmesão ralado

Para o molho:
Desfiar a carne cozida e separar.
Refogar 1/2 cebola grande picada e adicionar o bacon picadinho (30gr), deixar dourar, depois a carne, o vinho, deixar o álcool evaporar e juntar 1 e 1/2 xícara de molho de tomate.Por o restinho de caldo que sobrar e cozinhar em fogo baixo por 10 min.

Servir em potinhos individuais com uma camada de polenta coberta pelo ragú, para completar, saladinha de rúcula.

Nenhum comentário: