Mas aqui vai uma receita que é sucesso na familia há pelo menos 30 anos. Minha mãe não sabe dizer a origem certa, já que aprendeu com a minha avó que é filha de italiano, que aprendeu com alguém, então mesmo sabendo que portugal tem tradição em bacalhau, e sem saber se lá tem alguma parecida, pra mim, este é o Bacalhau da Mamma.
Foto: Alexandre Cruz |
Bacalhau da Mamma
Realmente não tem mistério. É muito simples e uma vez que você provar, não vai querer voltar a fazer aquele de forno.
Prepare o seu mis en place:
Limpe, dessalgue o bacalhau e o deixe em lascas ou desfiado (aprox 800 gr)
03 tomates em rodelas
02 pimentões médios em rodelas (qualquer cor, prefiro vermelho ou amarelo por ser mais suave)
02 cebolas meedias em rodelas
1 kg de batata descascada cortada em rodelas de1,5 cm de espessura
02 dentes de alho amassados
Azeitonas a gosto
Azeite de oliva
Sal se necessário
Pimenta do reino moída a gosto
1/2 xícara de água
Escolha uma panela de fundo grosso que sirva a quantidade de convidados. Sabe aquela que você faz aroz quando tem 12 pessoas pro almoço? Aquela.
Coloque um pouco de azeite, refogue 2 dentes de alho amassados (opcional) e desligue o fogo.
Não existe uma receita com quantidades, comece montando tudo em camadas e distribuindo os ingredientes. Quanto maior a panela, menos camadas vai render. Minha mãe faz sempre 3 camadas de cada ingrediente mas eu faço com 2 e fica igualmente bom.
Com a panela fria, comece a montar as camadas na ordem abaixo:
Tomate
Batata
Cebola
Azeitonas
Bacalhau
Repita até acabar os ingredientes. O importante é sempre começar com o tomate e a última camada sempre ser batata. Então o ingrediente com maior volume será sempre a batata. Capicce?
Regue com azeite, ajuste o sal se necessário, ligue o fogo médio, adicione a água e, com a panela tampada, cozinhe por aproximadamente 1 hora, estará no ponto quando a última capa de batata estiver cozida.
Dica: não precisa temperar as camadas, mas eu gosto de na primeira e na ultima salpicar pimenta do reino e como a última camada de batata o sal do bacalhau não alcança, é bom salpicar também.
Um comentário:
Minha mãe faz uma bacalhoada bem parecida, mas numa forma refratária que vai ao forno. Ela chama de 'bacalhau à espanhola' - mas se é espanhol ou não, só Deus sabe. Só sei que é bom demais.
Beijo, Ka!
Postar um comentário