25 de jan. de 2011

Happy New Year!!!

Again?
Calma gente, não estou perdida no tempo não. É que hoje começam as celebrações do Ano Novo Chinês que terá seu inicio, segundo o calendário lunar, dia 03 de Fevereiro. Eles passam 15 dias desejando sorte e coisas boas para esse ano que começa. Os rituais incluem uma ceia em família e aquele lindo festival de lanternas.

Na decoração dessa festa o vermelho reina absoluto e a comida, claro, tem que ser abundante. Muito frango e muito peixe estão presentes nas mesas. E o famoso biscoito da sorte também não pode faltar.

Pesquisei e testei uma receita do Chef Michael Smith. É muito fácil e divertida de fazer.

Fortune Cookies

 Ingredientes

1/2 xícara de de manteiga temperatura ambiente no verão, bem macia
3 claras
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 de xícara de farinha de trigo

Papéis com provérbios chineses ou números da sorte. Eu usei umas fitinhas de papel que comprei uma vez na Liberdade e estava lá no fundo da gaveta e escrevi a mão mesmo alguns provérbios desse site aqui. Você pode também perguntar pro Google mais alguns proverbios chineses ou inventar os seus.


Modo de fazer:

Pré aqueça o forno a 180º C

 Misture todos os ingredientes em uma tijela com uma colher de pau até ficar bem macio.

Se você tiver ma dessas folhas de silicone, maravilha! Se não, forre a forma com um papel manteiga e unte.

Com o fundo de uma colher pequena, faça circulos de aproximandamente 10 cm e asse até que esteja dourados, de 3 a 5 minutos (no meu forno foram necessários 7 minutos).

Dica: Não tire do forno com eles muito brancos pois eles não ficarão crocantes. Eu tirei os meus primeiros somente com as bordas douradas e perdi todos.

Retire do forno e enquanto estiverem quente, com  ajuda de uma espátula dobre como se fosse um pastel e coloque o papelote do proverbio dentro. Dobre mais uma vez e deixe repousar em um esplendido berco de ovo até secar e ficar crocante.

Feliz ano novo pra todos!

2 comentários:

Letrícia disse...

Ay, no creo. Como você é chique, fez os seus biscoitos da sorte! Adorei!

Beijos saudosos!

Unknown disse...

Sí :)
ontem foi feriado aqui e resolvi me dedicar nessa mas meu forno é muito pequeno pra esse tipo de aventura e fiquei algumas horas pra assar 12 biscoitinhos
Prometo por tudo que meu forno novo vai caber vários biscoitos de uma vez
e dai quero fazer muitos pra distribuir. Fazer os provérbios foi muito divertido!
bjkas