26 de dez. de 2008

Então é Natal …

Que o ano voou todo mundo sabe, mas acho que a ficha só cai realmente quando chega o Natal. As luzes na cidade são o primeiro indício de que falta pouco e sem perceber uma onda contagia todo mundo e tudo fica mais bonito. Bom, pelo menos é assim pra mim.

Este ano tão foi diferente e o Natal trouxe uma motivação enorme pra eu fazer cookies e presentear todos meus entes queridos. Eu fucei, fucei e achei essa receita no Epicurious. Vou confessar que não foi simples, assar, cortar, decorar, empacotar e enlaçar, mas valeu a pena porque ficaram lindos, deliciosos e quem ganhou, adorou.


Chocolate Cookies

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de chocolate em pó sem açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó (é opcional e eu usei uma mescla de 5 especiarias)
100 gr de gotas de chocolate
1 xícara de margarina culinária em temperatura ambiente
1 e 1/3 de xícara de açúcar
1 ovo inteiro
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Açúcar para enfeitar ou glacê

Modo de preparo

Misture os cinco primeiros ingredientes e a canela e separe. Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Na batedeira, bata a margarina em velocidade baixa até ficar esponjosa. Adicione açúcar e continue batendo até ficar claro e fofo. Adicione o ovo, a baunilha e o chocolate, sempre batendo.

Neste momento, se você tiver uma batedeira super power, adicione a mistura de secos até ficar tudo uma massa linda e uniforme. Se não tiver, misture os secos na mão que a massa vai ficar linda do mesmo jeito.

Envolva a massa em um filme plástico e deixe descansar por 2 horas na geladeira. Como a massa é muito delicada, ela deve ir à geladeira sempre antes de ser trabalhada. Entre dois plásticos, ou papel manteiga, ou tapete de silicone, abra a massa com o rolo até ficar em uma espessura de 0,5 cm e com ajuda de moldes, corte os biscoitos. O processo começa outra vez, una os pedaços sobrantes, abra a massa e leve à geladeira antes de cortar.

Leve ao forno pré aquecido a 180˚, não é necessário untar, por 9 a 12 minutos, depende do seu forno. O ponto correto é quando o biscoito estiver aparentemente duro mas macio ao toque. Dica: esse biscoito não fica crocante, portanto se você esperar ele endurecer com certeza vai queimar.

Espere esfriar e decore.

Glacê real

1 clara
1 xícara de Açúcar de confeiteiro
suco de 1 limão
Misture tudo batendo bem até formar uma pasta lisa e brilhante.

2 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Sabe que fiz uns biscoitinhos de Natal e até hoje não coloquei no blog, ficou esquecido por causa do corre-corre. Os seus ficaram perfeitos, mostra queforam feitos com muito capricho.
Bjs!

Unknown disse...

Oi Luciana,
obrigada. Valeu muito a pena distribuir biscoitos. Este ano eu vou testar varias receitas durante o ano pra escolher uma que renda e mais e seja mais prática. Porque fim de ano é sempre um corre-corre.
bjs