1 de dez. de 2010

Uma polenta pra ficar na história


A receita básica eu já tinha postado aqui mas na minha família a tradição é a polenta com frango e a pulga de fazer um molho diferente sempre esteve atrás da minha orelha. Nada de novo passava pela minha cabeça até que há um tempo atrás eu fui no aniversário da Tia Linda lá em Campinas e a polenta que comi lá foi inesquecível. 

Primeiro era servida numa tábua de madeira gigante, quase 1,5 mts de diâmetro. Depois ela era servida em camadas, um show a parte. Polenta, queijo, molho branco, polenta, costelinha de porco, calabresa, caldinho dos dois, mais queijo e muito manjericão pra finalizar.

A inspiração veio com a saudade. Costelinha de porco com polenta ficou bom demais e seu eu misturasse umas outras carnes?  Como ficaria? Pra ideia ir pra panela não demorou nem 24 horas.


Molho de lingüiça com carne

1 cebola picada
4 linguiças de porco (eu usei a de lombo)
500 gr de carne moida, eu usei alcatra por ser mais saboroso
1 taça de vinho tinto
5 tomates sem pele e picados
Sal e pimenta
1 pitada de tomilho
Azeite para refogar


Refogue a lingüiça e a carne separadamente e em fogo alto pra não juntar água. Refogue
a cebola em um pouco de azeite junte as carnes, com o fogo ainda alto coloque o vinho e deixe evaporar. Acrescente os tomates e tempere com sal e pimenta a gosto e o tomilho.

Deixe ferver por uns minutos até todos os sabores e aromas se misturarem.

Na hora de montar a polenta, eu fiz uma camada de queijo pecorino. Se você não tiver, pode ser o parmesão ou a mussarela mesmo. O queijo se misturando aos poucos com a polenta e o molho elevam esse prato a outro patamar.




Nenhum comentário: