19 de set. de 2007

Amor ou amizade?

Os dois. Sábado passado se comemorou aqui na Colômbia o dia do Amor e amizade, parecido com o Dia dos namorados no Brasil, mas vale pra amigos também, ocasião perfeita pra um almoço bem longo. Eu fiz risoto de pistache com baby beef, ficou divino.

Risoto pra mim é mais que comida. É um ritual que começa quando se abre a garrafa de vinho, passa pelo namoro na cozinha enquanto o amado mexe a panela e termina saboreando este prato que eu amo, já pensando no sabor do próximo. Muita gente diz que é só arroz mas ele tem uma possiblidade de variações de sabores infinitas que me facina.

Receita básica de Risoto

01 colher de sopa de azeite de oliva
01 cebola grande picada
01 xícara gde de arroz arbóreo (pode ser um copo de requeijão)
01 xícara de vinho branco seco
50 gr manteiga
70 gr de queijo brie ou parmesão
4 vezes a quantidade de arroz de caldo de legumes ou galinha

Dourar a cebola no azeite e juntar o arroz, quando o arroz começar a ficar transparente nas bordas (não deixar dourar) colocar o vinho, assim que o vinho evaporar, ir acrescentando 01 concha de caldo por vez e mexer suavemente sem parar, contar de 15 a 17 min seguindo este processo até cozinhar o arroz.

Quando estiver em 12 min, acrescentar metade do pistache (50gr), deixar chegar o ponto, desligar o fogo, acrescentar a manteiga, o queijo, salpicar o resto pistache e servir. Essa receita serve 4 pessoas.

Dicas:
- o vinho não precisa ser caro, só precisa ser seco
- nunca lave o arroz
- se a panela tiver fundo grosso é melhor, para não grudar
- o queijo a usar vai depender do sabor que o risoto tiver e você tem que escolher se os sabores vão combinar ou contrastar, para combinar com o pistache eu usei o queijo brie se eu quisesse contrastar poderia fazer um risoto de damasco com queijo azul. Doce com salgado, capicce?

Para a carne:
Derreta uma boa quantidade de manteiga numa frigideira, salpique sal e pimenta em um lado e deite a carne na frigideira com esse mesmo lado para baixo. Se quiser a carne mal passada, deixe um minuto de cada lado, temperando o lado de cima da carna antes de virar. Se você é das minhas, entre 2 e 3 minutos de cada lado te dará uma carne no ponto e se você prefere ela beeem passada, 5 minutos de cada lado.

Reserve a carne. Jogue nessa manteiga queimadinha um punhado de cebola cortado em cubos. Dourou? Adicione uma taça de vinho tinto, espere evaporar o álcool e soltar todo sabor do fundo da panela e siva sobre a carne.

2 comentários:

Letrícia disse...

Menina, agora que eu vi a chiqueza desse blog - é bilíngue! Adorei! Depois quero ver aqui o seu jantar de comemoração, hein?

Beijos!

Unknown disse...

pois é Lê, também tem wiki espanhol, um pouco atrasado com relação em português, mas firme e forte.
Não teve jantar de comemoração a gente tomou champagne e comeu umas besteirinhas mas foi ótimo.
bjs