9 de out. de 2008

Orgulho de irmã

Eu confesso que nos últimos dias tenho tido mais vontade de organizar e decorar a casa que de cozinhar e escrever, mas não podia deixar de publicar aqui um e-mail lindo da minha irmã tão amada que, depois que casou está desbravando maravilhosamente o mundo culinário.

Ontem foi aniversário do meu irmão e como a distância não me deixou comparecer ela enviou hoje de manhã a receita e a foto, que está de dar água na boca.

Filé mignon ao molho gorgonzola e tomates recheados
Para o filé
800g de filé mignon limpo
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
Erva de provence
Sal a gosto

Molho gorgonzola
50 g de manteiga
100 g de queijo gorgonzola
100 g de cogumelos
110 g de creme de leite
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
Noz moscada e pimenta do reino a gosto

Para os tomates recheados
4 tomates maduros
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
Manjericão fresco
½ xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
50 g de manteiga
6 azeitonas preta fatiadas
Erva de provence e pimenta do reino a gosto

Ela ainda colocou queijo mussarela ralado e fritou a cebola com o alho.

Como fazer:
Tempere o filé com o sal, o alho, erva de provence. Regue com o vinho tinto e deixe-o marinando por 1 hora. Bata no liquidificador o queijo gorgonzola, o creme de leite, o leite, a pimenta do reino e o amido de milho.

Coloque em uma panela uma colher (sobremesa) de manteiga e despeje essa mistura, mexa até engrossar e desligue. Acrescente os cogumelos e uma pitada de noz moscada (procure fazer o molho de gorgonzola quando for servir o prato).

Lave bem os tomates, corte a tampa e retire totalmente as sementes. Reserve-os. Corte uma cebola em cubos pequenos, misture com o alho, as ervas de provence e pimenta do reino. Recheie os tomates com essa mistura e reserve-os.

Numa frigideira, frite o filé na manteiga com um pouco de azeite, até ficar bem corado. Transfira-o para uma assadeira e leve ao forno, preaquecido à 220°c, por 15 minutos, vá regando com os temperos e vinho que ele estava.

Coloque os tomates recheados em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno. Ao retirar os tomates, decore-os com raminhos de manjericão e azeitona preta. Retire o filé do forno, corte em fatias e decore o prato conforme sua preferência.

Bom apetite!!!!

obs dela:aparentemente pode parecer trabalhoso, mas é simples de fazer e é um sucesso.

2 comentários:

Lidiane disse...

Que delicia!! Fiz ontem esse esse filé, mas não tinha o file e usamos maminha, ficou beeeemmm mais firme, mas o sabor do molho é perfeito! Usei creme de leite fresco, confesso que estou muito enjoada do creme de leite industrializado, acho que já usei demais na minha vida... rsrsrs

Unknown disse...

Que bom que vc gostou Lidi, e quanto ao creme de leite, pode substituir sempre que quiser. bjs