5 de set. de 2007

Integral sim, insosso não

Acho que eu sou umas das poucas pessoas que conheço que gosta de pão integral. É, gosto mesmo. Em parte porque me acostumei a comêr-lo, mas gosto de verdade.

O fato é que para mim, todos os pães de forma integral parecem velhos. Sabe? Feitos há não sei quanto tempo e colocado lá naquele saco plástico pra gente comer. E todo mundo sabe que não tem nada melhor que um pão saído do forno, quentinho, integral ou não.

Por isso ultimamente eu ando pesquisando receitas de pão integral e achei essa no Cybercook. Aprovadíssima. Enquanto eu escrevo, a casa ainda está repleta do aroma que só um pãozinho no forno tem.

Pão integral

- 1 tablete de fermento biológico fresco (eu usei 02 colheres de sopa do fermento seco)
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- 1 xícara (chá) de óleo de canola
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícaras (chá) de farinha integral
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos
- mais ou menos 2 xícara (chá) de farinha de trigo

Dissolva o fermento com o mel e o leite morno. Adicione o óleo, a farinha de trigo integral, a aveia e o sal e vá colocando a farinha de trigo e mexendo até formar uma massa firme. Sove bem sobre uma superfície enfarinhada. Coloque em uma tigela untada, cubra e deixe crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar o volume. Torne a sovar a massa e coloque em 2 formas de bolo inglês médias untadas ou faça 2 filões e coloque em uma assadeira ou divida a massa em 8 partes iguais e faça bolinhas. Deixe crescer mais 20 minutos e asse em forno médio baixo, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Os últimos 10 min podem ser com o tostador superior ligado.
Ah, e sempre que assar pão, não se esqueça da regra nº 1, coma uma pedaço quentinho com manteiga.

4 comentários:

Letrícia disse...

Ai, adorei! Seu pãozinho está com uma cara muito, muito apetitosa, totalmente diferente daquele pão integral desanimado que a gente encontra no supermercado. Comprei uma farinha de trigo integral e estou louca para estreá-la, mas cadê tempo? Até 16 de setembro, estou ferrada.

Beijos, querida! Muitas saudades!

Unknown disse...

Minina, ficou bom mesmo, até o homi gostou. Ontem a noite fiz um sanduiche de chirizo com azeitona em molho de mostarda e ele lambeu os beiços.
Só achei q deu um pouquinho mais de trabalho q eu esperava esse negocio de amassa, descansa,amassa, descansa não é muito pra mim não, mas enquanto eu tenho tempo tá bom.

Letrícia disse...

Ka, testei essa receita e ficou horrível! A massa ficou super oleosa, parecia de biscoito de queijo... E dessa vez, eu nem me distraí, segui rigorosamente a sua receita. O que será que deu errado?

Unknown disse...

Afe Lê, não sei o que aconteceu não, sequi a receita diretinho do cybercook, será que não foi a medida que vc usou? eu uso aquelas medidas padrões que a gente compra um cacho de xícaras e um cacho de colheres.