23 de jul. de 2007

Fim de semana em Villa de Leyva


Villa de Leyva é uma cidadezinha histórica colombiana. Arquitetura típica colonial espanhola, as casinhas todas brancas, ruas de pedra, comida simples e um clima mediterrâneo delicioso. Conta a lenda que o deserto onde está Villa de Leyva, há mais ou menos 200 milhões de anos, era mar, por isso de tantos lugares arqueológicos para se visitar.

Mas o auge da viagem não foi nenhum fóssil de dinossauro nem um convento dominicano de 1620 e sim a visita a uma fazenda de avestruzes. Daí você pensa: “tá e daí, já vi avestruz no zoológico antes”. Mas não é só ver, é sentir (levei um cutucão de uma pelas costas), estar e dar comida na boca desse animaizinhos (podem chegar a medir 3,10 metros e pesar 140 kg) tão curiosos que dá para ver milhares de interrogações brilharem que nem estrelas nos olhos deles.

Algumas curiosidades sobre o bichinhos que parecem pré históricos: têm uma visão de 290graus, estão prontos para o abate com 14 meses (tadinhos) e rendem até 45kg de carne só das coxas e lombo, podem matar um leão com uma patada, um ovo equivale a 24 ovos de galinha e depois de aberto e tirado da casca, dura até 20 dias na geladeira.

Bom, depois de 1 hora de tour pela fazenda chegou a hora de provar a carne. Eu sei que tem gente que não consegue ver o bicho vivo e depois comer mas eu já superei esse fase. Eu fui de lingüiça de avestruz e o Tavinho de hambúrguer. Sincera opinião: a linguiça é deliciosa, já o hambúrguer não agradou muito não, apesar da boa aparência, não era muito suculento.



A carne é macia e tem só 3% de gordura, apesar do preço (o dobro de uma carne de primeira), vale a pena provar. Eu mesma vou testar alguma receitinha por aqui, aguardem.

Nenhum comentário: