15 de jan. de 2008

Regras são regras

Sabe aquela regra básica da cozinha de organizar e separar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar?

Há quem consiga viver sem ela mas domingo eu tentei e não consegui.

Quem diz que pra toda regra há uma exceção, acho que na cozinha talvez a única seja um omelete ou talvez nem isso.

Eu estava há meses intrigada com um tal de Cup cake de lavanda da Valentina. Nunca tinha visto lavanda na comida e milhões de nuvens passaram pela minha cabeça, será que tem gosto de perfume? Vou me senti comendo um sabonete? Quem foi o maluco que pôs lavanda na comida?

Enfim, depois de uma longa espera afinal na Colômbia não encontrei a bendita e só uma visita ao Mercadão de São paulo me fez trazer esse ingrediente tão refinado e perfumado pra minha dispensa.

Comecei seguindo a receita, bati o açúcar com a lavanda e peneirei. Depois vieram a farinha, o fermento, juntei ovos, e o problema começou com a manteiga que era temperatura ambiente e como a temperatura ambiente de Bogotá é de quase sempre 15º não há manteiga que amoleça assim. Como a massa ficou cheia de grumos, tive que acudir por mixer e quando massa ficou lisa, percebi que podia ter arruinado tudo. Onde já se viu bater fermento? Como se já não bastasse, depois vieram as forminhas que esqueci de preparar, o forno estava pré aquecido, pelo menos.

Passada a confusão na cozinha e de um desespero momentâneo, os cap cakes sairam do forno, não teve salvação, eles ficaram bem feios, não sei o que acontenceu - porque no mei de tanto desastre, dificil identificar qual a falha - eles ficaram com um buraco no meio. E pra finalizar, a cobertura que era para ser um lilás bebê, ficou roxa, bem hallowen mesmo.

A cara dos pobres não ficou digna de foto mas o sabor compensou, é realmente muito chique e tem um aroma que apesar de suave domina o paladar e todos hemisférios da língua. Prometo que no próximo fim de semana eles vão estar de volta a minha cozinha, mas dessa vez , bem organizados e por fim, lindos.

4 comentários:

Letrícia disse...

Ô, Ka, que triste. Mas tenho certeza de que ficarão lindos no próximo fim de semana. Já estou curiosa para ver.

Beijos!

risonha disse...

nada de desanimar... se soubesses das desgraças que por vezes se passam na minha cozinha! LOL!!!
estou ansiosa para ver a foto dos próximos.

Unknown disse...

oi meninas, obrigada pelo apoio, aguarden as fotos :)

Thaís Frabetti disse...

Oi tia!
Já é a segunda vez que vc veio ao Brasil e não fez nada de comer.
Achei a receita das panquecas aqui no blog, quando eu fizer te falo.
Bjos.