21 de jun. de 2012

O que não pode faltar na sua dispensa?

Eu já vi vários chefes de cozinha respondendo a essa pergunta com ingredientes como, um bom azeite de oliva. Eu concordo com eles mas de uns tempos pra cá reparei que tem 3 ingredientes que não saem mais da minha lista de compras. 

Limão siciliano e creme de leite fresco, daí pra fazer um jantar só falta uma massinha. Estes 3 formam pra mim uma combinação simples e mágica.


 A massa pode ser qualquer uma mesmo mas minha preferida é a orecchiette, pouco conhecida aqui no Brasil. Há uns 5 anos eu vi um programa da TV com o Donato De Santis que mostrava as senhorinhas sentadas nas calçadas de suas casas na Puglia - Itália fazendo o oricchiette. Elas usavam uma uma faca de mesa, gasta de tanto repetir os  mesmos movimentos anos pós anos, para moldar a massa. O Donato explicou que o nome da massa se deu porque se parece uma orelha. 

Eu sempre achei que um formato tão fofo e perfeito só poderia ser feito por uma máquina mas depois desse dia me dei conta que antes da máquina vem o homem, sempre. E Por que eu gosto tanto dela?

Porque ela tem o tamanho perfeito de uma garfada, seu formado permite usá-la em qualquer tipo de molho. Para os mais lisos ela adere bem e para os mais pedaçudos permite que a conchinha agarre nos pedaços do molho também.



Procurei o vídeo do Donato pra dividir com vocês mas não achei, então aqui vai um vídeo de uma senhorinha mostrando suas habilidades

E como não poderia faltar, a receita dessa belezura de prato.

Oricchiette al limone


200 gr de oricchiette
200 ml de creme de leite fresco
raspas e suco de 1 limão siciliano
01 colher de chá de farinha de trigo
Sal e pimenta do reino moída
Queijo parmesão ralado a gosto.

Cozinhe o oricchiette em bastante água (aproximadamente 1,5 lt) com sal. Siga o tempo da embalagem mas prove a massa quando estiver perto do fim pois o ideal é que saia da panela ao dente para que, ao ser finalizada junto com o molho, ela não se desmanche.
Desligue o fogo e escorra a massa.  Volte ela pra panela e acenda o fogo novamente. Salpique a farinha de trigo, mecha um pouco. Acrescente o creme de leite e o suco de limão. Deixe ferver e reduzir um pouco. A farinha deve encorpar o molho, deixe ferver por uns 2 minutos.  Acrescente o parmesão ralado, mecha bem e salpique as raspas de limão para servir.

Esta receita serve 2 pessoas.



Nenhum comentário: