4 de jul. de 2012

Amor de irmã

Minha irmã AMA chocolate. Assim mesmo com caixa alta e negrito. Há pelo menos um ano, toda vez que ela me vê, me cobra uma receita de brownie. Como eu nunca dei muita bola pra esse bolo,  minha resposta sempre foi a mesma e mal educada: “Procura internet, tem um milhão de receitas lá”. Meio óbvio, né?

Finalmente, imbuída do desejo de fazer um agrado a ela, me pus a procurar e lembrei que minha amiga Letícia testou várias receitas no blog dela.


Li todas com bastante atenção e escolhi a mais fácil de fazer. Tão fácil que nem acreditei, pensei: Não suja nem a batedeira!

Segui a receita à risca daqui acrescentando apenas baunilha e substituindo o chocolate amargo pelo meio-amargo. Também rebatizei os Traditional Brownies, porque lá em casa, as mulheres são as “fia” uma das outras.


Brownie da fia


Ingredientes:

200 g de chocolate meio-amargo picado grosseiramente
175 g de manteiga sem sal, em pedaços, em temperatura ambiente
325 g de açúcar de confeiteiro
130 g de farinha de trigo
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 170ºC. Forre uma assadeira de 20 X 35 cm com papel alumínio (deixe sobrar uns 5 cm papel alumínio de cada lado para ficar mais fácil tirar o brownie da forma).

Numa tigela de vidro, coloque juntos a manteiga em pedaços e o chocolate picado. Leve ao micro-ondas para derreter. Mexa em intervalos de 30 a 40 segundos para garantir que não vai queimar.

Adicione o açúcar de confeiteiro peneirado e só então acrescente a farinha, mexendo bem. Por fim, adicione os ovos, um a um, misturando bem a cada adição.

Despeje a massa na assadeira preparada e leve para assar por uns 35 minutos (avalie se esse tempo precisa ser menor ou maior de acordo com o seu forno).

Espere esfriar sobre uma grade antes de desenformar. Sirva com sorvete  ou cortado em quadradinhos numa bandeja de festa.

Minha considerações:

Usei papel manteiga ao invés do papel alumínio e grudou tudo. Tive que desgrudar quadradinho por quadradinho. E acho que da próxima vez deixarei apenas 30 minutos pois a borda secou um pouco.

Usei o açúcar de confeiteiro que acho ser o grande responsável pela textura deliciosa. Também alternei ovos e farinha. ou seja, ao invés de acrescentar toda a farinha, fui colocando um pouco de farinha, mexendo, um ovo, outro pouco de farinha até ficar uma massa lisa e brilhante.

Por fim, a receita está aprovadíssima! Se eu amei esse bolinho molhadinho imagina minha irmã. Não vejo a hora de poder mostrar pra ela.




2 comentários:

Letrícia disse...

Essa é a receita de brownies preferida do hômi, mas realmente gruda demais - no papel alumínio, no papel manteiga... Penso em untar a assadeira, acomodar o papel manteiga e untar de novo. Ou, simplesmente, untar e polvilhar com farinha (ou com cacau, pra ficar marronzinho). Ou usar uma forma descartável de alumínio grande... Enfim. Beijo, querida!

Unknown disse...

Ela é demais mesmo! Vou tentar usar aluminio e untar com farinha da proxima vez : ) porque eu usei o papel manteiga entre manteigas e grudou assim mesmo. bjinhos