29 de jul. de 2013

O Jamie sempre surpreende. E eu também!

Eu não tenho todos os livros dele, nem assisti 100% dos programas dele, mas me considero fã. Me identifico muito com a filosofia que ela prega e, como ele é rápido! Outro dia uma amiga iniciante na cozinha disse: "Eu não gosto do Jamie Oliver, não consigo nem acompanhar o que ele está fazendo". Eu acho difícil mesmo acompanhar todo o frenesi que rola naquela cozinha cheia de xícaras da vovó e as mais variadas tábuas. Mas essa loucura toda me inspira. Me dá vontade de sair correndo pra cozinhar e preparar tudo.

Claro que minha dispensa não é abarrotada de ingredientes mágicos como a dele. Me impressiona como ele fala de pimentões em conserva como se fosse o ingrediente mais corriqueiro do mundo, Mas tudo bem. Sabe o que eu faço com aquela inspiração toda? Guardo ela em forma de lista de compras. E um belo dia, quando menos esperam, eu acordo, ligo o som e o mise en place começa lá pelas 11 am. A alegria de cozinhar invade a casa e a vida fica linda. Dá vontade de congelar o tempo  e deixar ele passar só o suficiente pra apurar o molho.

Foto tirada às pressas pro macarrão não esfriar no frio de 7º que fez por aqui

 

Lingüine com camarão


Ingredientes


400 gr de lingüine seco
01 pimenta vermelha fresca
4 filés de anchova
uma boa pitada de canela em pó
uma pitada de açafrão
360 gr de camarão médio ou grande
02 dentes de alho
500 gr de passata de tomate
01 limão siciliano
30 gr de parmesão ralado
02 ramos de manjericão fresco

Preparo


Cozinhe a massa de acordo com a embalagem. Agua e sal. Já faz tempo que aprendi que não precisamos colocar óleo na agua do cozimento e a quantidade certa de sal faz toda a diferença no resultado final. A dica é que a agua do cozimento do macarrão deve ser tão salgada quanto a agua do mar.

Pique finamente a pimenta vermelha e coloque-a na frigideira, junte as anchovas e um pouco do seu óleo, a canela, o açafrão, mexa um pouco e por fim, os camarões. Aumente o fogo, junte o alho espremido ou ralado, a passata e deixe ferver até encorpar o molho.

Se você não encontrar passata para comprar pode usar um molho simples de tomate ou tomates pelados batidos no liquidificador. A passata deixa a vida mais simples apenas.

Esprema o suco do limão na frigideira e, com o pegador de macarrão, transfira a massa direto para o molho. Rale o queijo parmesão sobre a massa. Ajuste o sal. Mexa bem e, se necessário, acrescente um pouco agua do cozimento para deixar tudo mais sedoso. Decore com o manjericão e coma de joelhos.

Sim. Essa massa tem um sabor pra lá de surpreendente. O açafrão e a canela dão um show de sabores. Inspire-se e aproveite o próximo fim de semana pra surpreender sua família também. 





Nenhum comentário: