30 de jul. de 2013

Canjica sem mistérios

As festas juninas já passaram mas a vontade de comer canjica ainda não? Então não deixe as lombrigas te consumirem. É simples de fazer e vai deixar sua criança interior feliz até a próxima quadrilha.




























Depois que saí da casa da minha mãe, sempre que tentava fazer canjica era um fracasso. Ou ficava sem gosto, ou dura, ou ambos.  Até o dia que peguei o telefone e peguei o passo-a-passo. A receita a seguir é exatamente como a minha mãe vem fazendo há pelo menos 40 anos.

Canjica

 

Ingredientes


500 gr de milho para canjica
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de açúcar
1 vidro pequeno de leite de coco
700 ml de leite
½ xícara de açúcar
1 xícara de amendoim torrado e moído
1 pitada de sal


Preparo


Deixe o milho já escolhido de molho de um dia para o outro, em uma vasilha, coberto com água. Se for inverno, pode deixar em temperatura ambiente apenas coberto com um pano. Se for verão melhor deixá-lo na geladeira. Escorra a água e transfira para a panela de pressão, cubra com água novamente, coloque o açúcar e deixe cozinhar na pressão por 01 hora.

Tire a pressão. Destampe a panela e adicione o leite de coco, o leite, o leite condensado e deixe apurar. Coloque a pitada de sal. Prove o açúcar sempre lembrando que todo doce fica mais doce depois de frio. Se precisar, acrescente mais açúcar afinal a canjica é sua, você pode deixá-la tão doce quanto quiser.




Para servir, acrescente amendoim torrado e sem pelo moído e canela a gosto.

Algumas substituições que não comprometem o resultado final:

Se não tiver leite de coco, pode colocar a mesma quantidade de leite e acrescentar 01 xícara de coco ralado.

Se estiver sem o menor ânimo pra torrar e descascar amendoim, coisa que sempre acontece, hein? Substitua por paçoca, daquelas tipo rolha, sabe? Mas daí como ele vem com sal você não precisa da pitada de sal, ok?


PS: não preciso dizer que a minha mãe nunca usa paçoca, né?



Nenhum comentário: