30 de set. de 2013

Preguiça às vezes é bom.

Eu assumo. Tenho preguiça. Preguiça de lavar louça é a número um da lista. Por isso, eu me sinto atraída por receitas que sujam pouca louça. Aqui no blog tem até um marcador #sujapoucalouça e quando me vi diante de um monte de pão amanhecido, quis fazer um pudim do jeito mais prático e sujando o mínimo de louça. 

Perguntei a receita pra minha mãe e ela começou dizendo que dava um trabalhão, que tinha que tirar a casca do pão e deixar de molho e amassar com a mão. Afe! Deu preguiça só de pensar. 

Não podia deixar aquele monte de pão virar farinha de rosca de novo. Me debrucei sobre o desafio e após 3 testes, cheguei a esta receita que, pra mim, foi a melhor de todas. Sem desperdício, prática e deliciosa. Um pudim de pão com cara de pudim de pão e gosto de doce da vovó.




Pudim de Pão de Preguiçoso


Ingredientes 


05 pães amanhecidos com casca  
01 xícara de açúcar para a massa
01 xícara de açúcar para a calda
04 ovos
01 litro de leite
01 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de uvas- passas ou gotas de chocolate

Preparo 


Comece ligando o forno a 180º e preparando a assadeira. Eu usei uma redonda, simples de 23 cm de diâmetro por 8 cm de altura. Dá um pudinzão. Coloque o açúcar na assadeira e leve-a direto para o fogão numa chama média. Proteja sua mão com um luva  e dê sacodidas leves pra a calda ir se formando de um jeito uniforme. Não precisa mexer a calda. Assim que ela chegar no ponto de caramelo marrom claro. Está pronto. 

Ponto do caramelo: Marrom claro.










Bata os ovos, o leite, o açúcar e a baunilha no liquidificador e reserve. 

Esmigalhe os pães com as pontas dos dedos e vá acomodando na assadeira. Sobre a calda, intercale pão esmigalhado e as uvas passas. Por fim, despeje o líquido do liquidificador sobre os pães. Garanta que não fique nem um pedaço de pão seco. 



Leve para assar em banho-maria por 01 hora. Fique de olho para não deixar secar a água. Não é o fim do mundo mas se a água secar, o fundo da assadeira, onde está aquela calda deliciosa, secará também e o resultado final não será o mesmo. Fique atento também para completar a água sempre com água quente. 

Essa receita que rende um monte e suja apenas 2 vasilhas: a assadeira e o liquificador. Uma beleza de lanche ou sobremesa que me faz continuar segundo meus instintos. Ter preguiça às vezes é bom.  

Nenhum comentário: