2 de set. de 2013

Acompanhamento principal

Essa é mais um ideia que uma receita. Tudo que eu vejo por aí vou anotando e um dia vira comida. São combinações que vejo num sorvete ou num suco e podem ir parar na salada ou no tempero de uma carne. Não me lembro exatamente de onde veio esta inspiração só lembro que no meu bloco de notas estava assim: Batata + coentro + cebola caramelizada

Despois de tanto tempo eu resolvi fazer um purê com estes itens de sabores tão marcantes. Acompanhei um picadinho de carne com aromas do oriente médio tipo canela, cominho e cúrcuma, e ficou incrível. Nem preciso dizer que o acompanhamento roubou a cena, né?


 Purê de batatas com coentro e cebolas caramelizadas


3 batatas médias
01 cebola grande picada em tiras finas
01 punhado de coentro lavado e seco
01 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo 

Cozinhe as batatas, descasque, amasse e reserve. Lave o coentro, deixe secar bem. Pique metade e deixe o restante em folhas. Caramelize as cebolas [siga o passo-a-passo abaixo que não vai ter erro]. Numa panela, derreta a manteiga, junte a batata amassada, o coentro picado e a cebolas caramelizadas. Deixe secar um pouco. Tempere com sal e pimenta. Sirva em seguida decorando com folhas de coentro.

Se este for o único acompanhamento, serve 2 pessoas generosamente.


Cebolas caramelizadas 


Eu sempre comi cebola caramelizada no Almanara, aquela que vem sobre o arroz com lentilha, e imaginava ser um bicho de 7 cabeças, ultra dificil de ser feito. No curso na WK aprendi que é mais simples que fritar ovo e por isso resolvi dividir com vocês. O mundo merece mais cebolas caramelizadas. Use em saladas, sanduíches e até pra servir sobre sopas.

Para começar, escolha a quantidade x o tamanho da frigideira você vai usar. Eu recomendo uma frigideira anti aderente com fundo triplo pra poder usar menos óleo e para que o calor seja distribuído de forma igual facilitando seu trabalho. Se não tiver, use qualquer frigideria e ajuste a quantidade de leo pra não grudar.

Para tiras de cebola, pique em meia lua [video de como picar cebola aqui]. Se preferir fazer em cubos, a técnica para caramelizar é a mesma. Aqui é mais importante que o tamanho da cebola seja uniforme. 

Aqueça a frigideira, adicione um fio de azeite ou óleo e acrescente a cebola. Para ajudar a desidratar a cebola, salpique um pouco de sal. Mantenha o fogo médio e vá mexendo até alcançar um cor marrom escuro. 

Tenha paciência pra ir mexendo. A cebola precisa ir dourando por igual. Na foto abaixo fiz uma comparação de tempos. Para 01 cebola, demorei 18 minutos na beira do fogão mas o resultado é compensador. 

Nenhum comentário: