21 de mai. de 2014

Fritando amor

O tempo fechou e qualquer plano de brincar lá fora foi cancelado. Em Lupércio, dá ver a chuva andando em nossa direção. A chuva de outono chega devagar mas vem anunciada pelos ventos. O vento assusta e a criançada corre pra dentro de casa. A Sessão da Tarde não é suficiente para entreter e segurar tanta energia. Então a Vó rapidamente distribui as tarefas. Vamos fazer bolinho de chuva. Fadu, corre no quintal e pega um pouco de erva-cidreira antes que comece a chover. Cacá solta o cachorro. Kênia, quer quebrar o ovo? Karina, sai de perto do fogo que o óleo está quente. Quem quer misturar a massa? Carol, coloca a toalha na mesa. Maysa, pega as xícaras. E assim seguia o comando até a mesa ser posta e todos sentarem pro lanche da tarde.

Hoje, ao sentir o cheiro de erva-cidreira fervendo no canecão para o chá me senti pequena de novo. Enquanto a chuva caía, relembrava quantos verões eu fui feliz ali. Ao pegar um bolinho, senti que ele não preenche mais a palma da minha mão, toca apenas os dedos. O cheiro da casa é o mesmo mas os tempos são outros. Um mistura de nostalgia e tristeza invadiu meu coração por um momento. Apenas até´ a primeira mordida que me confortou e me fez lembrar que eu não posso voltar no tempo mas posso recriar os momentos felizes em volta da comida. Por isso divido aqui esta receita da minha Vó Nice que há anos reúne gente feliz numa tarde chuvosa seja em Lupércio em qualquer outra parte do mundo. Espero que na sua mesa, ele traga essa alegria também. 


Bolinho de Chuva

Ingredientes


01 ovo 
01 xícara de leite
02 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
08 colheres de sopa de açúcar
01 colher de sopa de fermento em pó  
01 pitada de sal 
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo para fritar

Preparo 


Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea. 

Aqueça o óleo. Para saber o óleo está na temperatura certa para iniciar a fritar os bolinhos, jogue uma pitada de farinha de trigo sobre o óleo. Se ele borbulhar, a temperatura está boa. Se não acontecer nada, o óleo está frio, repita o processo em alguns minutos. Se a farinha escurecer, baixe a chama do fogão e espere alguns minutos para repetir o processo e ter certeza que seus primeiros bolinhos não vão ficar encharcados nem muito escuros e crus no meio.


Com o óleo na temperatura certa, inicie a fritura. Separe 02 colheres de sobremesa e mergulhe uma delas no óleo da panela para untá-la. Use a segunda colher para soltar a massa. Vá colocando a massa em colheradas até preencher a superfície do óleo. Vire os bolinhos para dourarem por igual dos dois lados. Use um parto com papel toalha para escorrer os bolinhos.

Após fritos, faça uma mistura de açúcar com canela.  A proporção fica a seu gosto. Mais ou menos canela, Polvilhe sobre o bolinhos e agite numa vasilha grande. 

Rende aproximadamente 40 bolinhos usando uma colher de sobremesa para fritar.

Sirva com chá, café, suco e tudo que seu coração quiser.


Nenhum comentário: