6 de out. de 2014

Viva São Paulo

Viver em São Paulo é uma aventura. Após quase 7 anos morando aqui, me dei conta disso. Escolher viver São Paulo (e não morar emSão Paulo) é, na minha opinião, a melhor opção. Demorou mas a ficha caiu. Você pode reclamar do trânsito mas adora ter um restaurante tailandês na esquina. Reclama do clima que chove no fim de semana e faz um sol de rachar  em plena quarta-feira. Se parar de reclamar um pouco e olhar tudo de lindo que essa megalópole tem, não vai se arrepender.

Como eu falei, a ficha demorou a cair e mesmo tendo ido centenas de vezes ao mercadão, e lá, ser o meu lugar preferido da cidade, eu nunca tinha descoberto a tal da Zona Cerealista. Aproveitei o passeio organizado pela Escola Wilma Kövesi de Cozinha e me joguei.

Sonolentos porém atentos. Vai começar!    Foto: Gabi Butcher
 Foi uma experiência e tanto.  Numa deliciosa manhã nublada, fomos guiados pela Chef Letícia Massula e pela fotógrafa Gabi Butcher. O ponto de partida foi o estacionamento na Rua Santa Rosa e de lá começamos percorrendo as calçadas esbarrando propositalmente nos ambulantes. Como a a Lôra, da foto abaixo, com uma banca de jabuticaba, tamarindo e outra de feijão verde e coentro. Abriu um sorriso e deixou logo seu recado: “banana não é comigo! eu gosto é fruta exótica, assim, que em eu!” quando a chef achou um saco de pequi encostado no carrinho.



Lôra e o pequi de dois caroços.
Depois, foi a vez de descobrirmos o sapoti. Fruta do nordeste que tem uma árvore igual a do cacau e também produz chocolate. Fiquei morrendo de curiosidade de provar esse chocolate aí. Mas fica pra próxima aventura. Como provar? O vendedor bate a fruta no chão e ela se abre ao meio. A chef, que carrega sempre uma faca e um potinho de sal na bolsa, prepara a degustação.

Barraca de sapoti, cacau e jaca.




 Seguimos pela rua Prof. Eurípedes Simões de Paula bisbilhotando os enormes galpões cheios de cebola e batata. Para os olhos treinados da fotógrafa, uma foto linda segue a outra. Texturas, cores e um ar poético dos trabalhadores que carregam sacos e caixas num ritmo típico paulistano.


Foto: Gabi Butcher


No fim da Rua Santa Rosa, um estacionamento recebe os caminhões que chegam carregados de coco da Bahia e de simpatia dos trabalhadores que trazem a fruta para vender e só voltam com o caminhão vazio.

Foto: Gabi Butcher

A simpatia vem da Bahia.




Do lado direito, fica a Central de Abastecimento Pátio do Pari. o gran finale do tour. Se não fossem a Leticia e a Gabi eu nunca entraria lá, quer dizer, não dá pra imaginar que num lugar com tanta gente trabalhando possa ser aberto ao público. A antiga R. S. J - sigla para Rail Santos - Jundiaí, primeira ferrovia paulista já desativada há décadas. Na estação hoje funciona a central de abastecimento de horti-fruti  e frutos do nordeste de altíssima qualidade. A estação poderia estar melhor conservada mas como São Paulo é uma aventura, chega de reclamar e aproveite!






Foto: Gabi Butcher

Pra encerrar, algumas dicas e um muito obrigada a Letícia, Gaby e a Betty. Adorei e espero a próxima : P



Dicas de compras, por onde passei:

Camanducaia

Itens de mercearia em geral, para feijoada, queijos, manteiga por kilo. Reduto dos pizzaiolos e quituteiras da cidade. Aquelas que sempre puxam conversa na fila já que lá tem fila pra tudo. Fila pra pegar o queijo, fila pra pagar, fila até pra andar. Cada corredor forma sua fila mas o preço compensa.

Rua Santa Rosa, 183, São Paulo, tel.: (11) 3312-7555 - veja no site os estacionamentos com convênio. >> www.laticinioscamanducaia.com.br/

Casa Flora

Trufas, caviar e foie gras. Chique sim. Essa é a Casa Flora. Itens finos de doer. O preço, mais em conta que nos empórios gourmet mas nada baratinho.

Rua Santa Rosa, 207, São Paulo, tel.: (11) 2842 5199 >> www.casaflora.com.br/

Agro Paulinho

Distribuidora de grãos. Antes era só atacado, abriu há poucos meses para o varejo. Preço excelente. Só pra se ter uma ideia, a semente de chia, que no Mundo Verde encontramos pacotes de 250gr por R$28,00, lá, o kilo sai por R$6,00. Impressionate não é?

Rua Benjamim de oliveira, 88, São paulo, tel: (11)2306-7770 >> www.agropaulinho.com.br
















Um comentário:

Gabi Butcher disse...

ADOREI Karina!!! Delícia de dia com vcs todos!