Ou seja, traduzindo pros termos da moda.
Vegana, lac free, gluten free e raw food.
Parece muito sem pra pouco sabor mas esta torta você tem que provar.
Misturei 3 receitas (uma da Flávia do Lactose Não, outra da The Happy Kitchen e outra da Papa Capim) e cheguei a uma incrivelmente boa, que ajustei também as quantidades para caber na minha forma de 26 cm. Não é pra me gabar mas no teste com a família cobaia esta torta passou com louvor como sobremesa do almoço.
Torta raw de cacau
Ingredientes
Para a massa:
01 xícara de amêndoas com casa
01 xícara de nozes peca
02 colheres de sopa de óleo de coco
01 colher de sopa de farinha de linhaça
01 colher de sopa de coco ralado
01 colher de café de canela em pó
Para o recheio:
1 e ½ xícara abacate maduro
1 xícara de tâmaras sem semente ou a gosto
01 xícara de leite vegetal, soja ou amêndoas
03 colheres de sopa de cacau
03 colheres de sopa de cacau
01 colher de sopa de água de flores de laranjeira
01 colher de sopa de extrato de baunilha
01 colher de sopa de tahine
01 pitada de sal
Preparo
Para a massa. Bata as castanhas num processador ou mixer até obter um farofa fina. Acrescente o óleo de coco e as tâmaras e bata até que não tenha pedaço da fruta. Em uma vasilha separada acrescente a canela a farinha de linhaça e o sal. Misture bem.
Unte uma forma de torta, com aro removível ou não, com um pouco de óleo de coco e coloque toda a massa. Pressione com as mãos ou com ajuda das costas de uma colher a vá preenchendo o fundo e as laterais da forma de maneira regular.
Essa é uma etapa importante. Se você não pressionar bem e deixar a massa estável, ao cortar ela pode se despedaçar pois é uma massa bem delicada.
Leve a geladeira para descansar enquanto prepara o recheio.
Para o recheio. Meça a quantidade de abacate apertando pra caber direito a medida. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme bem denso e homogêneo. Tenha um pouco de paciência de parar o liqui e ir remexendo com uma colher pois ele tende a criar uma bolha de ar entre as laminas e não bater por igual. Prove e, se achar pouco doce para seu gosto, pode acrescentar mais tâmaras uma a uma até chegar no ponto que te agrade.
Despeje esse creme sobre a massa e leve a geladeira por pelo menos 02 horas antes de servir. Para uma forma de 26 cm, rende 12 pedaços.
Depois de fazer e provar eu diria que a qualidade de 2 ingredientes é essencial: cacau e abacate. O cacau tem que ser no mínimo 50% e o abacate tem que estar maduro, se estiver muito verde, amarga.
2 comentários:
Eta, moça linda e sabida que cozinha demais ;-) Pergunta básica: Quanto de cacau vai no recheio?
Beijo!
hahahahah @letricia o que seria de mim sem vc?
eu faço tudo na ficha a mão e na hora de passar pro computador me confundi.
São 03 colheres de sopa. Receita atualizada! tks ; )
bjka
Postar um comentário