2 de mar. de 2015

Mani + oca = mandioca

Quando aprendi sobre a indiazinha Mani na escola, nem imaginava que o tubérculo fosse um dia ser alvo de tanta curiosidade minha. Segundo a lenda, Mani nasceu numa tribo tupi e tinha pele branca e alva. A indiazinha trouxe muita alegria à tribo e espalhava luz por onde passava.

Porém, como toda lenda, do fim trágico emana a luz da esperança. Um dia, Mani ficou doente e o pajé da tribo fez tudo que pôde para salvá-la. Porém todos os rituais sabidos não foram suficientes e Mani se foi. No dia de sua morte, os pais resolveram enterrar a pequena na oca onde moravam. Eles regaram o local com água e muitas lágrimas de saudade da menina. Depois de alguns dias, nasceu ali, dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro (da cor de Mani). Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Maniva à planta. Os índios passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e ela ganhou o nome de mandioca e continua sendo a base da alimentação indígena brasileira.

Minha mãe tinha verdadeira paixão por bolo de mandioca. Tratava-o como um iguaria e sempre reclamava do trabalho que dava pra ralar a mandioca. Quando fiz o passeio `a Zona Cerealista, descobri que vendem mandioca ralada, pronta para ser usada. Era o que eu precisava pra deixar a preguiça de lado e explorar melhor este tubérculo que faz tanto bem pra gente. Além de não conter glúten, a mandioca é fonte de sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, óleos essenciais e proteínas.

Eu fui testando e desenvolvi esta receita. Não é muito doce, não contém glúten e já entrou no cardápio do chá da tarde.

Bolo de mandioca com cacau e damasco

Ingredientes

02 ovos
1/3 de xícara de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar mascavo
01 colher de chá de extrato de baunilha
100 ml de leite de coco
1/3 de xícara de água morna
3/4 de xícara de cacau em pó
250 gr de mandioca ralada
1/2 xícara de farinha de linhaça (não contém glúten)
1/2 xícara de farinha de amêndoas
2 colheres de chá de fermento em pó
04 damascos grandes picados
02 colheres de sopa de semente de chia


Mandioca ralada

Preparo 


Pré-aqueça o forno em 180º e unte uma assadeira de bolo inglês (26X10cm). 

Misture os 7 primeiros ingredientes. Adicione a mandioca e as farinhas, mexer bem para não deixar grumos. Se necessário, soltar os grumos da mandioca com a mão antes de juntar a massa.

Misture a chia, o damasco e o fermento diluído em um pouco de água por último. 


Leve para assar por 50 min ou até que o palito saia limpo no teste do palito. Rende 16 pedaços.









Nenhum comentário: