17 de abr. de 2015

Segunda-feira sem carne

Eu não sou vegetariana mas apoio esta campanha. Toda segunda-feira, no intuito de voltar à dieta, e nos desfazer dos abusos do fim de semana, prestamos mais atenção na comida e por que não acrescentar um item? Além de fugir da gordura, podemos nos propor a evitar carne um único dia da semana, fácil, né?


Meatless monday, traduzido para o português como segunda-feira sem carne, é uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre a importância do que se põe no prato e na mesa.

É sabido que a produção de carne consome altíssimos níveis de água e energia e que no nosso mundo capitalista que visa o lucro acima de tudo, a indústria nem sempre escolhe os caminhos mais sustentáveis para seguir trazendo sérios danos à natureza e ao nosso ecosistema. Por isso ao tirar ao carne da sua alimentação um dia apenas na semana, você contribui para economizar água, energia e dinheiro, porque a proteína animal é o item mais caro do nosso cardápio. Só pra você ter uma ideia, ao deixar de lado o bife do almoço que seria de aproximadamente 150gr, você deixa de usar 2.335 litros de água. Quer saber mais vantages? Dá uma olhadinha aqui. No site da campanha no Brasil tem várias informações úteis e dicas de como participar.

Quer um empurrãzinho? Uma receita fácil e rápida que você faz com o que tiver na geladeira.

Mexido veggie

Rendimento: Serve 02 pessoas        |        Tempo de preparo: 20 minutos


Ingredientes

01 colher de sopa de óleo de coco
01 xícara de arroz cozido (branco ou integral)
¼ xícara de cenoura picada em cubos bem miúdos
½ xícara de abobrinha picada em cubos pequenos 
02 colheres de sopa de pimentão ​​picado bem miúdo
01 colher de sopa de linhaça em grão 
01 dente de alho amassado 
​01 ovo inteiro​
Pimenta do reino a gosto
Salsinha picada a gosto

Equipamento: frigideira ou panela

Preparo: 


​Deixe o todos os ingredientes picados e separados. A preparação é muito rápida portanto se você não tem muita prática, não vai ter tempo de picar a abobrinha enquanto mexe a cenoura.  ​

​Aqueça o óleo uma frigideira ​em fogo alto e adicione a cenoura. Deixe ela dourar um pouco para iniciar o processo de cozimento. Após 1 minuto, acrescente a abobrinha picada e o pimentão e o alho. 

O pimentão é opcional mas pode ser substituído por tomate ou salsão.  Pra quem não gosta de pimentão, recomendo dar uma chance pro amarelo. Ele é doce e aromático. Dá um toque muito especial. 

Por ultimo adicione o arroz cozido, mexa levemente e na sequencia, a adicione o ovo. Quebre o ovo numa vasilha antes pra garantir que ele não vai arruinar seu trabalho e abaixe o fogo. Mexa sem parar pra evitar que o ovo forme grumos. O ideal é que o ovo sirva de liga pra esse arroz integrando todos os elementos. Salpique pimenta do reino. Mexa, desligue o fogo e salpique a salsa picada. 

Está pronto. Com um pouco de prática, este prato fica pronto em 10 minutos.



fonte: Meatlessmonday.com

Nenhum comentário: