29 de out. de 2013

Meu bolo preferido

Um dia, não sei bem porque, estava contando pra uma amiga qual era meu bolo preferido. Lembrei de quando comi pela primeira vez um pedaço dessa delícia e não conseguia mais parar. Implorei para minha mãe pedir a receita e lá se foi ela copiá-la. Palavras tão simples, que combinadas, seriam o marco da minha infância. Eu tinha apenas 6 anos, mas me lembro da surpresa que senti ao morder o primeiro pedaço. Os olhos dela brilharam e me pediu a receita. Aqui vai!

Bolo Felpudo

Ingredientes


Para a massa

05 ovos   
2 xícaras de açúcar refinado
200gr de manteiga 
2 xícaras de farinha de trigo 
01 vidro pequeno de leite de coco
1/2 xícara de leite 
01 colher de sopa de fermento em pó 

Para a cobertura

2 xícaras de água
1 e 1/2 2 xícaras de açúcar
50 gr de coco ralado seco

Preparo 


Ligue o forno e pré aqueça em 180º. Unte uma assadeira de aproximadamente 33 x 25 cm.

Separe as gemas das claras e bata as últimas em neve. Reserve.

Na batedeira, coloque a manteiga, as gemas e o açúcar e bata até ficar bem cremoso e esbranquiçado. Desligue a batedeira e com uma espátula, mexa o fundo. Por mais potente e perfeita que seja sua batendeira, sempre vai ficar um fundinho de gema sem misturar direito. 

Ligue novamente a batedeira em velocidade de média pra baixa e acrescente o leite, a farinha e o leite de coco alternando, um e outro, até acabarem os ingredientes.

Acrescente o fermento em pó e misture as claras. 

Dica: 

Para as claras não perderem o todo o ar, misture 1/3 das claras em neve à massa misturando vigorosamente e os outros 2/3 bem lentamente. Em movimentos de baixo para cima até que o ar das claras tenha se misturado com a massa.

Despeje na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 30 min e lembre-se. Faça sempre o teste do palito que eu já falei aqui.


Enquanto o bolo assa prepare a cobertura. 

Bolhas no ponto de calda em fio mole.
Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo alto. Assim que levantar fervura, deixe a chama do fogão em um nível que o liquido borbulhe mas não suba na panela.  Ele ficará assim por mais ou menos 15 minutos. Mexa de vez em quando. Quando as borbulhas começarem a diminuir de tamanho, teste o ponto da calda levantando a colher. Para o ponto de fio mole, a calda tem que escorrer e não pingar da colher. Se você não faz ideia do que eu estou tentando explicar. Deixe o liquido reduzir a 1 terço e você já terá uma calda. 

Assim que o bolo sair do forno, despeje a calda ainda quente sobre ele. 


Esse é um daqueles bolos que fica mais gostoso quando está descansado. Então melhor fazer com pelo menos algumas horas de antecedência.







2 comentários:

Lidiane disse...

Esse bolo foi um dos primeiros que fiz e realmente deu certo... muito fofinho... amoo!

Unknown disse...

@lidiane é realmente muito bom! A primeira vez que eu comi foi em Santa Fé, foi a Elaine, mãe da Josy que deu a receita pra minha mãe : )
bjs