3 de dez. de 2013

Rótulo de comida, quem nunca guardou?


O bolo prestígio lá de casa veio de uma receitinha de lata de leite condensado. Como naquela época não tinha internet, as fontes de novidades eram os programas de TV (saudades da Ofélia) e os rótulos de produtos. Lembro de, na hora da compra, comparar os rótulos pra  não pegar receita repetida. Minha mãe, que sempre foi organizada, separava as receitas a serem testadas. O desafio era tirar a receita rasgar o rótulo. 

Rótulo de lata de Leite Moca. Segundo a data de validade rasgadinha no canto, fev 88. 


Bolo Prestígio


Ingredientes (Massa)


03 colheres (sopa) de manteiga + o suficiente para untar
02 xícaras de açúcar refinado 
03 gemas
03 colheres (sopa) chocolate em pó
01 xícara de leite temperatura ambiente
02 xícaras de farinha de trigo
01 colher (sopa) fermento em pó 
03 claras em neve

Preparo 


Comece pré aquecendo o forno a 180º e separando os ingredientes. Para a confeitaria, é importante que ovos, leite e manteiga estejam em temperatura ambiente. Conselho de amiga: siga esta dica ou não me venha reclamar que o bolo não vingou, hein?

Unte a assadeira e reserve. Bata as claras em neve e reserve também. Eu bato as claras em neve primeiro por um questão de sujar a vasilha da batedeira primeiro e apenas transferir as claras pra outra sem ter que lavar e secar a vasilha da batedeira. 

Comece então batendo a manteiga e o açúcar até ficar bem cremoso. Junte as gemas e o chocolate em pó. Adicione o leite aos poucos pra não fazer aquela lambança intercalando com a farinha. Desligue a batedeira e dissolva o fermento em pó em um pouquinho de agua. Se borbulhar, vá em frente. Se não acontecer nada, descarte este fermento porque seu poder de dar leveza a massa já era. 
  
Supondo que o fermento em pó está borbulhando alegremente, mexa-o devagar na massa. Acrescente metade das claras em neve e mexa vigorosamente. A outra metade, mexa bem levemente pra manter o ar. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Como o meu forno é diferente do seu, faça sempre o teste do palito.  

Bom, depois que você teve esse mínimo de trabalho é só enrolar em bolinhas e passar no que preferir. Pode ser chocolate granulado, amêndoas batidas, nozes, coco ralado. Use a criatividade.


Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura.










Ingredientes (Cobertura)


01 lata de leite condensado
04 gemas
01 vidro de leite de coco pequeno
01 colher (café) de essência de baunilha 
1/2 xícara de coco ralado fresco ou 01 de coco ralado seco

Preparo 


Misture tudo e leve ao fogo em banho-maria mexendo até fique consistência cremosa. Isso vai ser mais ou menos em 30 minutos. Cubra o bolo ainda quente. 

 Eu sei que é mais fácil pular a etapa do banho-maria e tacar tudo na panela. Eu já fiz isso e me arrependi. A textura do cozimento lento é muito mais leve.  Sei também que é muito mais fácil não colocar as gemas mas eu também já passei por aí e voltei atrás. Se você gosta da combinação coco + chocolate, teste esta receita prepare-se pra repetir.


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Karina!

Feliz ano novo e parabéns pelo seu blog! Suas fotos são muito boas e suas criações culináriasparecem deliciosas!

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção Top blogs de receitas www.tuasreceitas.com.br/top-blogs-de-receitas , um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog.

Nós indexamos suas receitas e os usuários podem encontra-las utilizando nosso motor de busca. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs dos nossos blogueiros.

E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

Você gostaria de fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook( www.facebook.com/Tuasreceitas) e Twitter (www.twitter.com/Tuasreceitas)

Estamos à sua disposição!

Tuasreceitas.com.br